Experiências com uma Horta Doméstica

Saudações visitante!

Pretendo usar esse espaço para relatar as minhas experiências com a minha horta doméstica. Creio que outras pessoas tem interesse em usar as pequenas áreas disponíveis no quintal ou na varanda para cultivar algo para comer. Vejo pelo menos duas vantagens em fazer isso: você obtém produtos com garantia de origem e relaxa fazendo uma tarefa diferente do dia-a-dia.

O fator econômico não é uma preocupação nesse site. Mais importante que o custo do produto é o produto. Afinal a produção é para consumo próprio e não para comercialização.

Estou em Belo Horizonte e as informações e dicas são relativas a essa região. Você pode precisar adapta-las ao seu ambiente.

As questões importantes

Para o sucesso com uma horta doméstica algumas questões importantes devem ser respondidas:

O que plantar?
Isso depende do que você gosta e de quanto espaço e tempo você dispõe. Várias plantas como temperos e folhagens precisam de pouco espaço, pouco esforço e dão resultados em curto prazo. Depois trataremos dessa questão em detalhe.
Onde plantar?
No meu caso o quintal é cimentado, assim a minha opção é plantar em vasos e assemelhados. Veja as alternativas.
Como plantar?
Plantas diferentes sugerem técnicas diferentes. Vamos abordar isso aqui.
Quando plantar?
Existem algumas plantas com exigências de uma época certa para o plantio, seja por questões de temperatura, chuvas, ou duração do dia. Na região de Belo Horizonte o clima é ameno e as restrições ao cultivo são pequenas. Quando isso for pertinente será citado junto a planta.

[Início]

Horta Doméstica