SENAC: Canapés, Mousses e Pastas

Instrutor: Cidinha Guimarães

Canapés, mousses e pastas fazem parte do leque de preparações que são oferecidas como parte do Buffet de Entradas Frias.

Afinal, o que são canapés? Erroneamente associamos isso a alguma coisa do tipo pão de forma por baixo e patê por cima.

Pão com patê? Isso chega a ser até mesmo ofensivo para com tão deliciosas produções. As possibilidades são infinitas. Temos apenas que lembrar que canapés constituem pequenas produções culinárias que dever ser consumidos em um ou, no máximo, duas mordias.

Grande expoente da corrente finger food (alimentos que são levados a boca nas pontas dos dedos) representa garantia de sucesso em qualquer reunião.

Quando pensamos em mousse logo nos vemos diante de uma mousse de chocolate, limão ou maracujá. Entretando as mousses salgadas são componentes essenciais de uma mesa de frios, pois, além de saborosas, enriquecem a decoração da mesa.

Um patê (do francês pâté, de "pasta") é qualquer preparação pastosa condimentada que habitualmente se come fria, feita de maionese e ricota misturada com presunto, ervas, fígado, carne, peixes como o atum e a sardinha, etc.

Para acompanhar as mousses e pastas nada melhor do que torradinhas, pães de textura rústica, pães árabes, bombinhas e até mesmo o nosso querido pão de queijo.

Então mãos à massa. Vamos preparar algumas destas gostosuras.

Receitas:

Outras receitas relacionadas: