Moteino

O Moteino, inspirado no JeeNode, é basicamente uma versão de baixo consumo do arduino e sua integração com um rádio. Essas duas características possibilitam a alimentação por pilhas e o acesso remoto sem fio. Pode-se, por exemplo, colocar um sensor de temperatura no jardim sem ter que esticar fios do computador até a placa.

Monitoramento da Tensão da Bateria

Uma consideração importante em uso para sensoramento remoto é a monitoração da tensão de alimentação. Isso é importante porque permite o planejamento da substituição das baterias. Existem diversas alternativas para o acompanhamento da carga da bateria tanto no forum do JeeNode ( Measuring the battery without draining it , Zero-power battery measurement, Improved VCC measurement), quanto no forum do Moteino (Battery Voltage Monitoring) e outros Reducing Voltage Divider Load to Extend Battery Life . Eu optei pelo processo mais simples: um divisor resistivo e a tensão de referência interna ao processador.

Fiz um teste usando 3 pilhas recarregáveis de NiMH (Sony 2500 mAh) alimentando um circuito que consiste do moteino, o divisor de tensão e um sensor de umidade e temperatura DHT11 . Provavelmente o resultado não é representativo e há um pico de tensão para o qual não tenho explicação. Para cálculo da tensão, medi a tensão da bateria com um multímetro no início do teste. O eixo vertical está em Volts e o eixo horizontal em amostragens (uma amostragem a cada 8 segundos). Pretendo reproduzir o experimento em breve.

Grafico de tensão na bateria -- NiMH
Grafico de tensão na bateria -- LiPo